História, perguntado por ericacassandrasantan, 8 meses atrás

O desfecho da Conjuração Mineira não foi o esperado pelos revoltosos. Ao invés de conseguirem seu desligamento de Portugal, acabaram traídos, presos e julgados. Um deles foi morto, e esse fato causou uma série de reações não só nos demais conjurados, mas, também, nas pessoas à sua volta. Três dias após a execução de Tiradentes, os condenados do processo da Conjuração Mineira, sentindo que o degredo nas longínquas terras da África seria um destino péssimo, começaram a tentar embargar* a sentença da alçada. Alimentavam até alguma esperança. Afinal, o susto causado pela pena inicial havia se aliviado muito com a comutação* das sentenças capitais [...] Depois do suplício* de Joaquim José, o vice-rei, conde Resende, e o presidente do Senado e da Câmara, Baltazar da Silva Lisboa, promoveram várias manifestações de júbilo pelo acontecimento. Além das festas profanas, houve missas solenes, no Rio de Janeiro e em Minas. Cumpriu-se também o açoitamento público de Vitorino Gonçalvez Veloso e José Martins Borges, que ainda foram obrigados a dar três voltas em torno da força, onde há pouco menos de um mês, Tiradentes fora assassinado. As devassas haviam pronunciado, como réus do crime de lesa-majestade, 34 pessoas, sendo cinco eclesiásticos e três já falecidos. O destino desses indivíduos foi selado pela Justiça Portuguesa. A) Explique os motivos que levaram os revoltosos à tentativa de cancelar as condenações. B) Houve envolvimento de membros da Igreja Católica no movimento da conjuração? O que faz você pensar isso? C) Por que será que os políticos fizeram celebrações depois da morte de Tiradentes?

Soluções para a tarefa

Respondido por jgmatelandia
2

Resposta:A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de ... Emblemático, nesse sentido, foi o fato de a eclosão do movimento ter sido

Explicação:

Respondido por mariliahortencia8
0

A) os motivos que levaram os revoltosos a tentativa de cancelar as condenações foi porque ambos lutavam por liberdade e direitos iguais.

B) Sim, a Inconfidência Mineira apesar de ser um conflito da elite, houve também um envolvimento de conspiradores que eram membros da igreja católica, assim como também magnatas da região e todos que faziam parte do comércio. Isso ocorreu porque na época a igreja católica tinha influência no Estado.

C) os políticos celebraram a morte de Tiradentes porque Tiradentes era um homem que buscava constantemente os direitos iguais e isso afetava os políticos e como uma forma de mostrar o poder da coroa portuguesa sobre aqueles que contestavam suas decisões, Tiradentes foi condenado à morte.

Inconfidência mineira

A inconfidência mineira foi um movimento caracterizado como republicano e separatista, que foi estruturado pela elite socioeconômico de Minas Gerais, isso ocorreu em função da insatisfação da região com a política praticada por Portugal.

Entenda mais sobre inconfidência mineira em: https://brainly.com.br/tarefa/13120397

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes