Geografia, perguntado por criskazumi84, 11 meses atrás

O deserto de Atacama localiza-se no Chile. Como podemos relacioná-lo com a passagem da corrente de Humboldt?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucassampaiowed
167

Resposta:

Corrente de Humboldt tem início na Antártida, por isso é tão fria, e desloca-se para o norte do Oceano Pacífico, percorrendo a costa ocidental da América do Sul, litorais chileno e peruano. Decorrente baixa temperatura e da pouca umidade do ar que é relativamente transferida para a atmosfera, forma "desertos" de ar frio, formando uma grande barreira geográfica que detém a umidade: Cordilheira dos Andes; impede a evaporação das águas, tornando a massa de ar local seca e ajudando a formar o clima árido do Deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo.


criskazumi84: Muito obrigada
afonsomonge: vlw amigo
Respondido por vchinchilla22
19

O deserto de Atacama no Chile pode ser relacionado com a passagem da corrente de Humboldt, na medida que ele é uma consequência direta desse fenômeno.

A Corrente de Humboldt, também chamada de Corrente do Peru, viaja do sul ao norte, do terço superior do Chile até os limites entre o Peru e o Equador.

O Deserto do Atacama se deve em grande parte ao frio e à secura gerados por essa correnteza no meio ambiente. O movimento da Terra empurra as águas profundas e, portanto, frias, para o norte e para a superfície.

Isso não apenas resfria as águas superficiais, mas também impacta os ecossistemas costeiros em seu rastro, como o deserto de Atacama.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/42357299

Anexos:
Perguntas interessantes