O desenvolvimento nos artrópodes pode ser direto ou indireto. Descreva como ele ocorre para cada uma das classes dos artrópodes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, irei te explicar.
Explicação:
A reprodução dos artrópodes é sexuada, podendo ser diretamente ou indiretamente, sendo a fecundação geralmente interna.
Aracnídeos:
A reprodução das aranhas, os pedipalpos são apêndices usados, entre outras situações, na reprodução. O macho os utiliza para introduzir uma bolsa com espermatozóides no poro genital da fêmea (por isso a base dessas estruturas é mais dilatada nos machos). A fêmea deposita os ovos em um casulo feito de seda que pode ser deixado no ambiente ou ser carregado em seu corpo. O desenvolvimento dos aracnídeos é direto.
Crustáceos:
Os crustáceos podem ter fecundação interna ou externa. Os machos possuem apêndices para transferir espermatozóides para as fêmeas. Estas guardam os ovos no seu abdômen, que pode ficar dobrado sob o cefalotórax. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto (nesse caso, pode haver mais de um estágio larval).
Insetos:
Os insetos são dioicos e a fecundação é interna. Os machos introduzem o pênis na fêmea e depositam seus espermatozóides na espermateca da fêmea. Os óvulos, quando estão formados, passam internamente pelas espermatecas, onde há os espermatozóides armazenados e, assim, são fecundados. Os insetos podem ser ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos. Seus embriões podem ter desenvolvimento direto ou indireto.
- O desenvolvimento direto (insetos ametábolos) ocorre quando não há mudanças entre a fase jovem e a fase adulta, e a diferença é apenas de tamanho. Portanto, do ovo nasce um indivíduo idêntico ao inseto adulto, como acontece com as traças.
- No desenvolvimento indireto ocorrem transformações morfológicas entre a fase jovem e a fase adulta do indivíduo. O conjunto dessas transformações é chamado de metamorfose, e esta pode ser incompleta ou completa.