Ed. Física, perguntado por severoamster, 5 meses atrás

O desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela obtenção de uma grande quantidade de habilidades motoras, que possibilita à criança um amplo controle do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de várias formas e manusear objetos. Essas habilidades básicas são necessárias para a condução de rotinas diárias em casa e na escola, como também servem a propósitos lúdicos, tão característicos na infância. Essa relação de interdependência entre as fases de habilidades básicas e de habilidades especializadas denota a importância das aquisições motoras iniciais da criança, que atende não só às necessidades imediatas na 1a. e 2a. infâncias, como traz profundas implicações para o sucesso das habilidades específicas são adquiridas posteriormente. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à segunda infância relacionada ao domínio físico

Soluções para a tarefa

Respondido por evelin57709
1
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. É importante realizar um acompanhamento do desenvolvimento motor da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios iniciais, o que pode facilitar o tratamento e torna-lo muito mais rápido. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança, nos aspectos sociais, intelectuais e culturais.

O desenvolvimento motor dos pequenos pode variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo. Quando os pais notam algum tipo de estagnação, é aconselhável conversar com o pediatra, pois são sinais que precisam ser investigados. A coordenadora técnica da fisioterapia motora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Carla Trevisan esclarece algumas dúvidas sobre o desenvolvimento motor dos bebês.
Perguntas interessantes