O desenvolvimento infantil possui estreita relação com a brincadeira. "Como a criança é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento. Isto é, ela aos seis meses e aos três anos de idade tem possibilidades diferentes de expressão, comunicação e relacionamento com o ambiente sociocultural no qual se encontra inserida. Ao longo do desenvolvimento, portanto, as crianças vão construindo novas e diferentes competências, no contexto das práticas sociais, que irão lhes permitir compreender e atuar de forma mais ampla no mundo." (QUEIROZ; DIVA; BRANCO; 2006,p. 170).
QUEIROZ; N. L. N. de; DIVA, A. M.;BRANCO, A. U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, 2006, 6(34), 169-179.
Com base nas afirmações acima, enumere as ações lúdicas descritas na coluna II de acordo com a faixa etária aproximada correspondente, apresentada na coluna I e assinale a alternativa correta:
Coluna I:
I.1 ano de idade.
II.2 anos de idade.
III.3 anos de idade.
IV.4 a 6 anos da idade.
Coluna II:
( ) A imitação imediata, frequentemente observada neste período, evolui de uma sincronização dos ritmos posturais e das verbalizações dos parceiros, até a criação de brincadeiras colaborativas.
( ) Criação de brincadeiras colaborativas com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.
( ) Conforme a linguagem verbal faz a mediação do processo de coordenação de seus papéis de modo mais efetivo, as crianças apresentam um enredo melhor planejado, no qual algumas representações estão sendo mais claramente negociadas.
( ) Maior controle cognitivo-linguístico da coordenação de papéis, discussão com seus pares dos elementos que definem os papéis construídos na situação.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
I, II, IV, III.
b)
I, III, IV, II.
c)
II, I, IV, III.
d)
II, III, IV, I.
e)
III, II, IV, I.
Soluções para a tarefa
1 c
2 c
3 b
4 a
5 a, mas ainda não enviei, diz que tem respostas erradas
O desenvolvimento infantil e a brincadeira:
a) I, II, IV, III.
( I ) A imitação imediata, frequentemente observada neste período, evolui de uma sincronização dos ritmos posturais e das verbalizações dos parceiros, até a criação de brincadeiras colaborativas.
( II ) Criação de brincadeiras colaborativas com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.
( IV ) Conforme a linguagem verbal faz a mediação do processo de coordenação de seus papéis de modo mais efetivo, as crianças apresentam um enredo melhor planejado, no qual algumas representações estão sendo mais claramente negociadas.
( III ) Maior controle cognitivo-linguístico da coordenação de papéis, discussão com seus pares dos elementos que definem os papéis construídos na situação.
Na interação entre crianças e brincadeiras, observamos que a imitação imediata evoluem de uma sincronização dos ritmos posturais e das verbalizações dos parceiros, pelas crianças de 1 ano, até a criação de brincadeiras colaborativas no grupo de crianças de 2 anos, com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.
A partir dos três anos, as crianças apresentam um maior controle cognitivo linguístico da coordenação de papeis. As crianças frequentemente discutem com seus pares os elementos que definem os papeis sendo construídos na situação.
Conforme a linguagem verbal mais efetivamente faz a mediação do processo de coordenarem seus papeis, as crianças mais velhas apresentam um enredo melhor planejado, no qual algumas representações estão sendo mais claramente negociadas.
Bons estudos!
11- Para Aristóteles, quais as características do bom governante?
13- O que caracteriza o primeiro grande período da idade média, conhecido como patristica.
15- O que caracteriza a escolástica segundo grande período da idade média?
16- Qual o principal representante da escolástica? Qual sua contribuição para a política para a política medieval?