O desenvolvimento industrial, no século XVIII, transformou as relações sociais e a vida em sociedade na Europa, especialmente por conta do processo de expansão da urbanização, da alteração dos modos de produçãoe da mudança das condições de trabalho e de remuneração. Naquele contexto, "a cidade foi o palco da crise social", de acordo com Valenciano e Aguiar (2019, p. 49). VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. C. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá, PR: UniCesumar, 2019. Sobre tal contexto, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas. I - Karl Marx foi o primeiro pensador a se concentrar em análises do ambiente industrial e urbano europeu. II - Émile Durkheim destaca-se entre os pensadores que primeiramente buscaram respostas à sociedade de seu tempo. III - Auguste Comte estabeleceu a Física Social como base para interpretar a vida social, baseado na natureza. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
I é verdadeira, tendo se concentrado sobre as relações econômicas entre os agentes sociais e a análise estrutural do modelo econômico capitalista.
II é falsa, Durkheim foi o primeiro pensador a levar a Sociologia para a Universidade, tornando-a uma disciplina acadêmica, mas foi posterior a Marx, não sendo, neste sentido, pioneiro.
III é falsa. Comte acreditava que, assim, criaria bases confiáveis para o desenvolvimento das Ciências Humanas, aproximando-as das naturais, que via como superiores em resultados já alcançados.
juniorsime:
F, V, V. PAGINAS 21 DO LIVRO
Perguntas interessantes