O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
d) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação:
Com a Cafeicultura houve o processo de construção de ferrovias para levar os produtos aos portos e assim realizar a exportação, com essas exportações houve uma acumulação de capital, havia também mão de obra, em razão da grande imigração de estrangeiros para essas regiões, Rio de Janeiro e São Paulo, abundância de matérias primas e por fim mercado consumidor. Tudo isso culminou no processo de industrialização do país, porém foi de forma desigual.
A explicação para o processo de industrialização desigual do Brasil é:
B) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
O Sudeste brasileiro era uma região com vastas plantações de café, a principal mercadoria exportada do Brasil para o resto do mundo e que movimentava a economia.
Como a região Sudeste já concentrava boa parte da economia brasileira, a tendência foi de que as empresas e industrias se instalassem onde havia maior abundancia de recursos como capital e mão-de-obra.
Espero ter ajudado!