Administração, perguntado por gabrielvargasbessa, 4 meses atrás

O Desenvolvimento e implementação de um ambiente de Business Intelligence (BI) deve considerar:

Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma ou mais etapas para o desenvolvimento e possível ou não consideração, acerca de suas características que estejam corretamente explicadas.

A)
Desenvolvimento de aplicações: a prioridade é um sistema com interface complexa e com usabilidade em plataforma Web, que permita a geração de relatórios, diversas formas de visualização de dados, além de fazer o transporte para aplicações finais, como planilhas eletrônicas e processadores de textos. Já existem ferramentas que fazem todas essas tarefas, são denominadas Online Analytical Plan (OLAP), com as quais é possível manipular e analisar grandes massas de dados sob diversas perspectivas categorizadas. Com isso, usuários podem personalizar a forma como as informações serão exibidas, para extrair relatórios sob demanda para analisar e comparar diversos cenários, além de projetar tendências com base em seus dados corporativos.

B)
Planejamento: destina-se à definição do escopo do projeto, ou seja, definição de objetivos gerais e específicos do sistema, descrição completa e detalhada dos problemas, definição da solução com especificações técnicas e justificativas técnicas. Também é nesse momento que é definido o escopo negativo/inverso (o que não será feito, pelo menos nesse momento) e também a Validação e teste: fase em que ocorrem os testes de todas as funcionalidades do sistema, priorizando o processamento do alto volume de dados.

C)
Projeto físico dos bancos de dados: são criadas as estruturas de armazenamento de dados apontadas na etapa de modelagem dimensional, isso porque esse ambiente opera com um alto volume de dados, por isso precisa ser eficiente, tanto na realização das cargas, quanto nas consultas. Também deve ser confiável, pois é responsável pelo sistema ser funcional e pelos relatórios das análises. Por fim, deve apresentar a característica de ser ampliável, pois os dados crescem de forma contínua e constante.

D)
Levantamento das necessidades: coletar dados e seus detalhes, com a identificação de suas fontes, onde é o armazenamento atual desses dados e definição do local onde os mesmos serão armazenados e também Treinamento: treinamento com a equipe envolvida nos processos de negócio e na tomada de decisão financeira.

E)
Modelagem dimensional: na modelagem dimensional são identificados os processos de negócio que serão a base para a criação das tabelas de fatos, depois são criadas as tabelas das dimensões (tempo, local, valor), por exemplo. As tabelas-fatos representam um processo diferente da organização, formando os DMs (Data Marts) e também Implantação: nesta etapa, deve-se fazer um acompanhamento de uso das ferramentas que foram pesquisadas/projetadas, também deve-se fazer um acolhimento das críticas e sugestões da comunidade do projeto, em especial dos usuários finais, a quem se destinam essas ferramentas. Neste mesmo momento, deve ser desenvolvido todo o dicionário de dados com descrição das fontes de dados e suas localizações, documentação do processo ETL e dos modelos de dados construídos, além de como é realizado o processo de emprego dos dados, formas e ferramentas para acesso e visualização dos dados prontos.

Soluções para a tarefa

Respondido por denermbr
0

Resposta:

B) Planejamento: destina-se à definição do escopo do projeto, ou seja, definição de objetivos gerais e específicos do sistema, descrição completa e detalhada dos problemas, definição da solução com especificações técnicas e justificativas técnicas. Também é nesse momento que é definido o escopo negativo/inverso (o que não será feito, pelo menos nesse momento) e também a Validação e teste: fase em que ocorrem os testes de todas as funcionalidades do sistema, priorizando o processamento do alto volume de dados.

Explicação:

Perguntas interessantes