O desenvolvimento dos processos de globalização contribuiu de modo imprescindível para o entendimento da política externa enquanto política pública. Temos como consequências dessa influência na politização da política externa
Soluções para a tarefa
Uma das principais influências é a forma como todo o globo (e até mesmo pessoas do próprio país) pode se unir por uma causa em determinado país (ou do seu próprio). Isso se deve principalmente com a ascensão das mídias digitais juntamente com essa consciência de política externa. Exemplo disso: Catedral de Notre-Dame pegou fogo. Milhares de milionários se mobilizaram para ajudar financeiramente ela. Enquanto isso, sabemos que houve um ciclone em moçambique que matou muitas pessoas e deixou mais ou menos 2 milhões de pessoas afetadas, porém, não houve NENHUMA mobilização semelhante a que teve em Notre-Dame.
O que eu quero dizer com isso? é que se não tivéssemos esse conhecimento acerca da política externa, não teríamos um senso crítico capaz de compreender as relações que se constituem a globalização e o capitalismo.
Ficamos abismados com a tragédia de notre-dame, mas compreendemos que vidas humanas afetadas por desastres naturais são muito mais importantes e, como citei, sabemos disso por causa das mídias digitais, que nos trazem informações instantâneas e também por causa do engajamento na política externa.