O desenvolvimento do racionalismo e da valorização da ação humana foram a base lógica do Iluminismo, movimento que expandiu as teses da racionalidade da política e da economia, avaliando principalmente temas relacionados a ordem social e ao poder. Teses como a de Locke, Montesquieu, Rousseau e Voltaire influenciaram inúmeros movimentos políticos-ideológicos na Europa e fora dela. As teses liberais, desdobradas do movimento iluminista, também chamado de esclarecimento em algumas partes da Europa, valorizava a razão na condução da vida humana, na compreensão e proposta para uma ordem social mais justa.
Assinale a alternativa que resume as bases do pensamento iluminista e as teses liberais.
Alternativas
Alternativa 1:
Para as teses das luzes, apenas os esclarecidos chegarão ao reino de Deus, ou seja, terão a salvação. A razão desfaz a condição de igualdade defendida pelos racionalistas.
Alternativa 2:
O iluminismo contraria o racionalismo. Para os liberais não é razão que conduz a vida humana ou entende as forças da natureza, é a fé na vontade divina que deu ao ser humano o livre arbítrio. Assim, a escolha é um dom de Deus.
Alternativa 3:
O pensamento iluminista está ligado diretamente as teses teocêntricas de interferência divina. Deus estaria estabelecendo uma relação lógica com o ser humano ao lhe dar o dom da razão. Desta forma, os iluminados, iluministas, são os guias para a verdade.
Alternativa 4:
A racionalidade humana deve estar a serviço da felicidade. Assim, o ser humano é livre para fazer suas escolhas e a vida em sociedade deve buscar a garantia da liberdade. Porém, a formação do homem civilizado deve ser um princípio para a vida em sociedade.
Alternativa 5:
O iluminismo parte do princípio, principalmente de pensadores como Locke, de que não existe igualdade natural ou mesmo construída socialmente. O que existe é uma concessão das pessoas para viverem em sociedade. Porém, uma parte desta sociedade sempre estará subordinada a outra, seja na escravidão como na servidão.
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Alternativa 4:
A racionalidade humana deve estar a serviço da felicidade. Assim, o ser humano é livre para fazer suas escolhas e a vida em sociedade deve buscar a garantia da liberdade. Porém, a formação do homem civilizado deve ser um princípio para a vida em sociedade.
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