História, perguntado por patricia3lagoas, 9 meses atrás

O desenvolvimento do racionalismo e da valorização da ação humana foram a base lógica do Iluminismo, movimento que expandiu as teses da racionalidade da política e da economia, avaliando principalmente temas relacionados a ordem social e ao poder. Teses como a de Locke, Montesquieu, Rousseau e Voltaire influenciaram inúmeros movimentos políticos-ideológicos na Europa e fora dela. As teses liberais, desdobradas do movimento iluminista, também chamado de esclarecimento em algumas partes da Europa, valorizava a razão na condução da vida humana, na compreensão e proposta para uma ordem social mais justa. Assinale a alternativa que resume as bases do pensamento iluminista e as teses liberais.

Soluções para a tarefa

Respondido por willianteixeira263
1

Resposta:

How are you doing, Buddy?!

O Iluminismo foi a corrente de pensamento dominante na Europa do século XVIII e defendeu o predomínio da razão sobre a fé, representando a visão de mundo da burguesia. Seus pensadores negavam as doutrinas absolutistas e mercantilistas e apoiavam valores liberais, tanto na política quanto na economia.

Os princípios da política iluminista - liberalismo - foram formulados pelo filósofo inglês John Locke, que defendia uma relação contratual entre o monarca e seus súditos. Para Locke, o homem possuía direitos como liberdade e propriedade privada, e cabia ao Estado proteger esses direitos, o que limitava seu poder.

Os importantes avanços econômicos, culturais e científicos levaram à crença de que o destino da humanidade era o progresso. O auge dessa efervescência se deu no século XVIII - o "século das luzes". Além do racionalismo e do liberalismo, outro princípio iluminista é o anticlericalismo - posição política contrária ao poder da Igreja.

OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO ILUMINISMO

- A laicização do Estado, ou seja, a separação entre política e religião;

- A laicização do ensino, que tornou a educação responsabilidade do Estado, sem a interferência do clero;

- O combate à escravidão;

- A liberdade como direito natural e inalienável de todo ser humano;

- A igualdade jurídica, ou seja, o combate às diferenças entre as ordens sociais, antes legitimadas pelo Estado absolutista;

- O confisco das propriedades eclesiásticas, a limitação dos poderes inquisitoriais da Igreja e a concessão de liberdade religiosa aos súditos.

Take care!

Perguntas interessantes