Geografia, perguntado por stefhanyfernandes19, 5 meses atrás

O desenvolvimento do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por mmicaelle758
0

O desenvolvimento no Brasil exige acordos para promover transformações.

O Brasil é a sétima maior economia do planeta, com fantásticos ativos naturais, uma base industrial diversa, grande setor agropecuário, amplos setores de serviços e comércio; um Estado complexo, com grandes empresas públicas e um robusto sistema de proteção social; diversidade cultural e grande capacidade criativa; um povo que olha o futuro com otimismo, disposto a trabalhar para antecipá-lo,aproximando-o do presente.

Ao mesmo tempo, a desigualdade e a pobreza formam um precipício que nos afasta da condição histórica de fazer desses ativos elementos do nosso bem-estar coletivo, com qualidade de vida para todos e com o urgente equilíbrio ambiental.Uma meta

A história econômica de países que alçaram crescimento como fator de desenvolvimento indica que precisaríamos dobrar o tamanho da nossa economia para, potencialmente, atingir uma condição de riqueza e renda suficiente para oferecer as condições materiais para o bem-estar coletivo.

Para dobrar o PIB per capita até 2030, seria necessário crescer em torno de 5,5% ao ano.

Entretanto, desde os anos 1980, o país cresce muito aquém, jogando para o futuro a possibilidade de realizar a meta considerada adequada.

Na segunda metade da década passada, o crescimento do país foi sustentado pelo comércio exterior de commoditiesagrícolas e minerais; pelo incremento do mercado interno de consumo de massa e pelo aumento dos investimentos.

O crescimento econômico se aproximou da meta citada.

Entretanto, não houve um novo arranjo político-econômico capaz de adicionar àquele ciclo um aumento sustentado do investimento em infraestrutura econômica, social, produtiva e industrial.

Realizar esse arranjo seria condição para continuar ampliando o mercado interno de consumo de massa, favorecer o incremento da produtividade.

Do sonho a um projeto

A utopia é o desenho de um sonho capaz de nos coloca

A construção de um projeto requer acordo

Seja como meta ou como processo pelo qual se alcança o resultado, as questões centrais do desenvolvimento exigem definir, em processo de permanente reelaboração, a indicação normativa do ponto aonde se quer chegar.

Como combinar os elementos no plano operativo para promover processos que gerem os resultados almejados?

Como repartir e enfrentar o custo da transição entre a situação presente e os objetivos a alcançar, viabilizando os recursos necessários para construir escolhas diante das oportunidades e das restrições, em cada situação histórica e perante as possibilidades de processos de transformação?

O tratamento dessas questões – e as necessárias escolhas – constitui a atividade própria da política, cujo fim é produzir coesão social suficiente para intervir na situação presente e mudá-la. Cabe à política enunciar o que a sociedade quer como bem-estar social, qualidade de vida e equilíbrio ambiental, e, ao mesmo tempo, dar coesão para suportar e promover o desejo coletivo enunciado.

Nesse contexto, abre-se a possibilidade de outro jogo social e de novas regras a regerem as relações da sociedade.

O melhor resultado é aquele no qual esta ganha, porque as partes que jogam constroem outras possibilidades de resultados por meio do acordo social e político.

Acordo político no Brasil?

A Constituição de 1988 é o nosso atual pacto político, fruto da luta social pela liberdade e democracia, que desembocou em um espaço de complexas negociações entre forças sociais. Coesionou-se, nos limites da nossa transição lenta e gradual, uma nova vontade geral consubstanciada na Carta Magna. Quase trinta anos depois, a sociedade declara a sua incompletude. O jogo social, analisado com base nas possibilidades do desenvolvimento, exige que o contrato social expresso na nossa Constituição seja aperfeiçoado, alterado e/ou detalhado. Essa é uma tarefa fundamental, indicada na agenda de reformas que setores da sociedade conclamam.

Superando a desigualdade

A desigualdade é um impeditivo estrutural para o desenvolvimento, pois cada cidadão ou sujeito coletivo têm capacidade desigual para intervir na construção de outra vontade geral.

Essa diferença intencionalmente produzida confere desvantagem insuperável

Espero ter ajudado

Bons estudos

Perguntas interessantes