O desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais tem como base os processos de aprendizagem, os quais se evidenciam por mudanças relativamente permanentes nos conhecimentos ou comportamentos e ações das pessoas, mudanças estas devidas à experiência, ou seja, às relações sociais e objetais que os indivíduos experimentam em sua história de vida” (GATTI, 1997, p. 3). A partir da citação da autora e de seus estudos nesta Unidade de Aprendizagem, sobre a educação não formal posta em prática na educação especial, é correto afirmar que: a) as habilidades sociais representam os objetivos prioritários na educação não formal dos aprendizes da educação especial. b) dadas as particularidades de cada deficiência e suas dificuldades de aprendizagem envolvidas, os objetivos primordiais são os cognitivos. c) ambas as habilidades cognitivas e sociais são importantes e devem ser desenvolvidas por meio da experiência, do aprender fazendo. d) atividades voltadas para a educação especial devem focalizar metodologias expositivas e disciplinares para o desenvolvimento de habilidades. e) o pedagogo deve focar nas suas habilidades e experiências para dar bons exemplos aos aprendizes da educação especial nos espaços não formais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
ambas as habilidades cognitivas e sociais são importantes e devem ser desenvolvidas por meio da experiência, do aprender fazendo.
Explicação:
Os sujeitos da educação especial deverão, nos espaços educativos não formais, desenvolver tanto habilidades cognitivas quanto sociais, o que se associa muito com as particularidades de suas deficiências e o nível de comprometimento de sua aprendizagem. Assim, devem ser priorizadas práticas pedagógicas que rompam com procedimentos muito disciplinares e impositivos e utilizem o diálogo, promovendo a participação e possibilitando a aprendizagem pela experiência, o aprender fazendo.
Resposta:
Resposta Marcada :
ambas as habilidades cognitivas e sociais são importantes e devem ser desenvolvidas por meio da experiência, do aprender fazendo.
Explicação:
correção AVA Unifaveni