O desenvolvimento da humanidade é imprescindível. Mas, visando a garantir que esse desenvolvimento ocorra de forma menos impactante possível para o ambiente, surgiu o licenciamento ambiental.
Em território nacional, o licenciamento ambiental foi implantado objetivando o controle, bem como a realização e o acompanhamento de atividades que se beneficiam de recursos naturais e que possam ocasionar poluição ou mesmo a degradação do meio ambiente. Esse instrumento é um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental pelo órgão ambiental competente.
área 1
coberta com vegetação nativa (estágio avançado), pequeno recurso hídrico, topografia acentuada e solo arenoso.
área 2
vegetação em estágio médio de regeneração, um avala efêmera, área plana e solo argiloso.
Visando à preservação ambiental, bem como a da biodiversidade, responda:
A) Qual das áreas você indica a compra para a instalação do empreendimento?
B) Quais são os argumentos que sustentam sua resposta?
Soluções para a tarefa
Resposta
A) A área 2 é a mais indicada.
B) Esta área apresenta uma vegetação em estágio médio de regeneração, ou seja, já foi utilizada pelo homem no passado, onde a vegetação foi cortada e, após o abandono, a mesma se regenerou.
Além disso, a área é plana, o que facilita a construção do futuro empreendimento, e, no local, encontra-se uma vala efêmera. Ou seja, após a chuva, corre água durante alguns dias na área, mas, após isso, a vala seca. Dessa forma, não há presença de recursos hídricos em questão.
Em relação ao solo, o argiloso apresenta melhores propriedades em relação ao arenoso, pois este é mais compacto, facilitando a construção do empreendimento. Consideram-se argilosos os solos compostos com cerca de 30% ou mais de argila, sendo que eles apresentam baixa porosidade e maior compactação. Por isso, retém maior quantidade de água e sais minerais. Caso o empreendimento esteja construído e venha a ocorrer algum vazamento de produtos, o solo argiloso, por apresentar menor permeabilidade, reduz os riscos de impactos ambientais.
Na área 1, corre-se o risco da licença ambiental ser indeferida (rejeitada) pelo órgão ambiental, uma vez que a área apresenta elevada declividade e um recurso hídrico, o que a torna uma APP (área de preservação permanente), que deve ser preservada.
A vegetação é nativa, ou seja, nunca houve ações humanas na área, então, a biodiversidade é maior do que em relação à área 2, que já teve interferências humanas no passado.
Explicação:
A) A área mais indicada a compra para a instalação do empreendimento é a área 2.
B) A área em questão apresenta uma vegetação em estágio médio de regeneração, um solo mais firme, sem vegetação nativa, assim não provocando tantos impactos e possíveis dano ambientais.
Característica de uma boa área
A área é plana, facilita a construção, pode ser feito um sistema de capitação para aproveitamento da água da chuva para o uso no futuro empreendimento, esse solo mais argiloso retém maior quantidade de água e sais minerais.
Leia mais sobre preservação ambiental aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/2543171
#SPJ2