O desenvolvimento da Física e o comportamento da sociedade sempre andaram lado a lado. A criação das máquinas térmicas, por exemplo, trouxe a Revolução Industrial, com a substituição do esforço humano e animal pelo trabalho das máquinas. A modernidade veio embalada pelo desenvolvimento da eletricidade, proporcionando a iluminação das casas e cidades, o aumento da produção e o surgimento dos eletrodomésticos.
A atual “Era das Comunicações”, apoiada em computadores e satélites, é fruto dos estudos da Física, principalmente, no campo da:
A
eletrônica.
B
física nuclear.
C
mecânica.
D
óptica.
E
termologia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra
A = Eletrônica
Explicação:
Eletrônica é a ciência que estuda a utilização de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos para representar, armazenar, transmitir ou processar informações.
Considerada um ramo da eletricidade, a eletrônica abrange muitos processos, desde os circuitos internos de alguns equipamentos, até os grandes e complexos sistemas utilizados nas telecomunicações.
Esse campo estuda os chamados fenômenos de cargas elétricas elementares, bem como, algumas propriedades do comportamento de elétrons, fótons e partículas.
As coordenadas de trabalho da eletrônica obedecem a duas formas de apresentação dos sinais elétricos: uma analógica e outra digital. Portanto, ela se classifica em eletrônica analógica e eletrônica digital.
Com o objetivo principal de transformar, transmitir, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência. Sob esta definição, as usinas hidrelétricas, termoelétricas e eólicas (que geram energia elétrica), as linhas de transmissão (que transmitem energia), os transformadores, retificadores e inversores (que processam energia) e as baterias (que armazenam energia) estão, todos, dentro da área de interesse da eletrotécnica.
Entre os mais diversos ramos que a abrangem, estuda a transmissão da corrente elétrica no vácuo e nos semicondutores. Também é considerada um ramo da eletricidade que, por sua vez, é um ramo da Física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento, do elétron, fótons, partículas elementares, ondas eletromagnéticas, etc.
A evolução da eletrônica foi lenta no início, porém com o passar do tempo, acelerou-se. Nos séculos XVII, XVIII e XIX, foram informações dispersas, aleatórias.
Em 1835, Munk, ao gerar centelhas de alta tensão próximo de certos pós metálicos, observou que estes mudavam sua condutividade elétrica. Isto ficou registrado, mas não se encontrou uma utilidade prática para o fenômeno.