O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou a identificação de átomos dos elementos químicos naturais e também possibilitou a síntese de átomos de elementos químicos não encontrados na superfície da terra. Determine, entre as alternativas abaixo, aquela que identifica o átomo de um determinado elemento químico e o diferencia de todos os outros. * Massa atômica Número de elétrons Número de prótons Número de nêutrons Massa molar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Número de prótons
Explicação:
Se a gente olhar a tabela periódica atentamente, a gente pode perceber que os elementos são dispostos de maneira crescente em relação ao seu número atômico.
O número atômico é simplesmente a quantidade de prótons presentes em um átomo de certo elemento. A disposição da tabela periódica é pautada nessa característica justamente porque ela é quem identifica o elemento, distinguindo-o de outros. Se a gente hipoteticamente mudasse a quantidade de prótons de um átomo, a gente causaria a mudança também do elemento. Por exemplo, se eu tirar um próton do Carbono (que tem 6), eu não teria mais um átomo de carbono, e sim um átomo de Bromo, que tem 5 prótons.
A alteração do número de nêutrons ou de elétrons de um átomo causa mudança nas propriedades daquele átomo, mas não a mudança de seu elemento. Isso porque é possível se ter átomos de um mesmo elemento com números de nêutrons diferentes, que, inclusive, recebem a denominação de "isótopos". A remoção ou ganho de elétrons muda a carga elétrica do átomo apenas, formando íons, que são basicamente átomos eletricamente instáveis, não neutros.
A massa atômica compreende o total de prótons e nêutrons de um átomo. A mudança do número de nêutrons, por exemplo, causaria mudanças na massa atômica, mas não do elemento, como acontece no caso dos isótopos.
A massa molar diz respeito à massa, em gramas, de 1 mol de átomos de certo elemento. É apenas uma grandeza para medições da massa.
Resposta:
Número Atômico
Explicação:
O Número atômico, normalmente representado pela letra maiúscula Z, se refere ao número de prótons que existem no núcleo do átomo de um elemento.
Cada elemento químico possui um número atômico. Dessa forma, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.
Na tabela periódica atual os elementos químicos se organizam em ordem de número atômico e de acordo com as suas propriedades que são similares.
Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.