O desenvolvimento científico e tecnológico, assim como a necessidade de buscar curas e tratamentos para novas doenças, fizeram com que os estudos e a aplicação clínica dos conhecimentos de farmacognosia evoluíssem bastante nos últimos anos. Assim, as pesquisas também evoluíram, surgindo diferentes caminhos na busca de fármacos naturais de origem vegetal. Considerando as diferentes abordagens científicas no estudo da farmacognosia, analise as seguintes afirmativas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
c.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Respondido por
1
Sobre as abordagens científicas da Farmagnosia, é correto o que se afirma em I e II.
Abordagens da Farmagnosia
Historicamente, a Farmagnosia é o ramo mais antigo da ciência farmacêutica. Esse ramo se dedica ao estudo das propriedades físicas, químicas, bioquímicas e biológicas de fármacos naturais, buscando, inclusive, novos fármacos que possuam princípios ativos naturais e efeitos terapêuticos.
Nesse sentido, existem três abordagens de estudo na Farmagnosia:
- Abordagem randômica - coleta-se plantas ao acaso e posteriormente as submete a triagens fitoquímicas e farmacológicas. Apesar de ter um aspecto aleatório possui critérios bem estabelecidos para seus estudos;
- Abordagem quimiotaxonômica ou filogenética - a partir do interesse por determinada espécie que já tenha sido objeto de outro estudo fitoquímico, seleciona-se determinada família ou gênero;
- Abordagem etnofarmacológica ou etnodirigida - seleciona-se espécies as quais já se detenha conhecimento prévio e que permeiem práticas em processos de saúde e doença, principalmente a partir de grupos, comunidades e etnias locais.
Aprenda mais sobre Farmagnosia:
https://brainly.com.br/tarefa/21161328
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes