Artes, perguntado por sineziacouto, 1 ano atrás

O desenho faz parte de todo aprendizado das artes visuais e seu ensino no Brasil se confunde com a própria história do ensino da arte[1]. Atualmente, a maioria dos professores não discute o ensino do desenho nas aulas de arte. Da mesma forma, vários docentes sentem algum nível de dificuldade para desenhar e com isso, para ensinar o desenho.
Ao verificarmos a história do ensino da arte percebemos a constante presença do desenho. Assim, por que, na atualidade, diversos professores e professoras sentem tais dificuldades? Certamente, encontraremos essa resposta, ao constatarmos que o efetivo conhecimento da linguagem do desenho, bem como as competências de um repertório de suas práticas não é de domínio de muitos profissionais do componente curricular[2]: Artes, para a educação básica.
Outro aspecto relevante é que em muitos currículos, o desenho apresenta atividades tímidas e descontextualizadas. Diversos professores e professoras de artes não sentem a necessidade ou a obrigação em dominar técnicas do desenho, em nome dos currículos atuais, ou da arte contemporânea, ou da livre expressão que os estudantes devem oferecer, entre outras justificativas.
Em direção oposta a isso, há relatos de excelentes experiências desenvolvidas por professores ou professoras, a partir de aulas significativas iniciadas com atividades que envolvem o desenho.
“ Quando eu era criança gostava muito de desenhar, mas depois na escola me desencorajaram muito e então, como achei que não tinha mais jeito para desenhar, larguei” (SCHENBERG; 1985, p. 63)
A declaração não causa estranhamentos para nós. Já ouvimos diversas pessoas, (até professores e professoras) falarem que perderam o estímulo de desenhar durante a época escolar. Talvez o mais grave: perderam o estimulo de desenhar durante as aulas de artes.
Diante do texto é possível afirmar que:


[1] Identificar e diferenciar a HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE de História da Arte. São duas instâncias diferentes, onde a HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE expõe a trajetória da arte na educação. [grifo nosso]
[2] Matéria ou disciplinar curricular que compõe a grade curricular de um determinado curso.
Escolha uma:
a. Conhecer e reconhecer os tipos de desenhos existentes.
b. Metodologias inadequadas para o ensino do desenho, (como o constante uso da livre expressão) entre outros fatores
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Os docentes necessitam conhecer a sintaxe visual.
e. Para a compreensão desse fenômeno, na educação do desenho e de suas técnicas será fundamental identificarmos o próprio conceito de desenho, para então conceituarmos hipóteses para a construção de uma metodologia plausível para as aulas de artes.

Soluções para a tarefa

Respondido por ale13maclara
19
Todas estão corretas.

ale13maclara: Todas verdadeiras V V V V
Perguntas interessantes