O desenho do artista uruguaio Joaquín torres-garcía trabalha com uma representação diferente da usual da américa Latina. em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afi rma:
Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul porque, na realidade, nosso norte é o sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da Amé- rica assinala insistentemente o sul, nosso norte.
(adaptado de: tOrres-garCÍa, J. Universalismo constructivo. Buenos aires: poseidón, 1941).
O referido autor, no texto e imagem acima,
a) privilegiou a visão dos colonizadores da américa.
b) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
c) resgatou a imagem da américa como centro do mundo.
d) defendeu a doutrina monroe expressa no lema “américa para os americanos”.
e) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.
Soluções para a tarefa
Segundo o texto e a imagem apresentada pela questão, a alternativa correta é a alternativa b) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
a visão eurocêntrica é a visão pregada pela sociedade desde a Idade Média. Ela propõe que a Europa é o centro de toda a civilização. Podemos usar como exemplo para compreendermos melhor essa assertiva as mitologias, as ciências exatas como a matemática, física e química, e ciências humanas como as línguas, literatura, artes e filosofia que são ensinadas nas escolas ao redor do mundo.
A escola e os livros didáticos ignoram toda a historia de qualquer povo que não seja Ocidental e principalmente europeu. Por exemplo, não saberemos nada sobre a historia, cultura e costumes dos povos africanos durante nosso ensino escolar.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/123656