o desemprego, segundo Karl Marx, influencia a dinâmica do mercado de trabalho e, consequentemente, as relações entre trabalhadores e empregadores?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Marx constatou que no capitalismo, há uma “lei dos salários”. O sistema capitalista precisa ter um grande número de desempregados, de forma que os empregadores possam usar estes trabalhadores desempregados para diminuir o salários daqueles que estão empregados.
“Aceite o salário que te pago caso contrário alguém lá fora pega seu
lugar e ainda aceita salário menor”. Esse sistema fomenta a necessidade e a carência econômica da maioria dos trabalhadores, que se tornam dependentes dos contratos que lhes ofereçam, e acabam sendo obrigados a ter uma relação de total submissão.
A força de trabalho de cada um é vendida a baixo custo. Grande parte das empresas se interessam em ter custos baixos com os salários dos funcionários. Por isso que atualmente, com a crise no Brasil, vemos tantas pessoas sendo demitidas pelas empresas, para que estas contratem novos funcionários menos qualificados, que receberão um salário menor.
Perguntas interessantes