“O desemprego estrutural já se constitui na grande interrogação sobre o futuro do emprego neste século, verdadeira mancha escura pairando no coração do capitalismo vitorioso. E a única alternativa concreta que se oferece como compensação, por enquanto, é a redução da jornada de trabalho. Obviamente espera-se muito mais de um sistema tão ágil e dinâmico como o capitalismo moderno.” (Gilberto Dupas) Dentre as causas de tal fenômeno, é EXCEÇÃO:
Soluções para a tarefa
Uma das causas do desemprego estrutural é a ascensão das máquinas automatizadoras como alternativa ao trabalho humano, o que faz com que diversos indivíduos percam o emprego para dar lugar a agilidade robótica.
Um abraço!
“O desemprego estrutural já se constitui na grande interrogação sobre o futuro do emprego neste século, verdadeira mancha escura pairando no coração do capitalismo vitorioso. E a única alternativa concreta que se oferece como compensação, por enquanto, é a redução da jornada de trabalho. Obviamente espera-se muito mais de um sistema tão ágil e dinâmico como o capitalismo moderno.” (Gilberto Dupas) Dentre as causas de tal fenômeno, é EXCEÇÃO o refreamento da economia mundial.
Dentre essas alternativa, qual a exceção.
- A adoção de técnicas poupadoras de mão de obra: técnicas que poupam a mão de obra acabam aumentando o desemprego, já que fazem processos que evitam a necessidade de muitos trabalhadores.
- B o crescimento da produtividade do trabalho: o crescimento da produtividade do trabalho reduz a necessidade de um grande número de trabalhadores, já que com menos se faz mais, cada vez que novas tecnologias são inseridas no processo produtivo.
- C o aumento do nível de escolaridade da população: o aumento no nível da escolaridade é um dos fatores que fomenta o desemprego, já que cada vez mais as pessoas se tornam concorrentes em vagas.
- D o refreamento da economia mundial: essa é a exceção. A economia mundial só tem crescido nas últimas décadas.
- E a busca da redução dos custos de produção: esse é um fator real, já que se busca ampliar os lucros ao reduzir os custos de produção e, com isso, fomentar a demissão de funcionários.
São outros desafios do capitalismo contemporâneo:
- Lidar com o desemprego estrutural;
- Resolver as questões de desigualdade, que prejudicam os índices de consumo;
- Solucionar os grandes monopólios;
- Desvincilhar-se do Estado, de forma a garantir autonomia do mercado;
- Reduzir o jogo sujo através do pagamento de propinas para agências reguladoras e poder público;
Agora que você já sabe que “o desemprego estrutural já se constitui na grande interrogação sobre o futuro do emprego neste século, verdadeira mancha escura pairando no coração do capitalismo vitorioso. E a única alternativa concreta que se oferece como compensação, por enquanto, é a redução da jornada de trabalho. Obviamente espera-se muito mais de um sistema tão ágil e dinâmico como o capitalismo moderno.” (Gilberto Dupas). Dentre as causas de tal fenômeno, é EXCEÇÃO o refreamento da economia mundial. Assim, aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema:
O desemprego entre jovens no Brasil
https://brainly.com.br/tarefa/19596170
Desemprego no Brasil no segundo trimestre de 2018
https://brainly.com.br/tarefa/19597622
A necessidade de um plano de longo prazo para lidar com o desemprego
https://brainly.com.br/tarefa/19626164
-
Matéria: Sociologia
Nível: Ensino superior