“O desejo de construir um corpo belo e forte não é novo na humanidade, novas sim, são as tecnologias que existem hoje para que aconteça essa construção. Anabolizantes, esteróides, suplementos alimentares, técnicas cirúrgicas de correção ou extração de gordura: são infinitas as formas de arquitetar a beleza. Muitas delas, porém, oferecem diversos riscos, desde a possibilidade da não mudança até a morte....Cada vez mais o corpo torna-se uma combinação de próteses, enxertos, metais e outros tantos artefatos que modificam sua estrutura química, física e, sobretudo estética. (GUZZO, 2005 p. 140 e 146).” GUZZO, M. Riscos da beleza e desejos de um corpo arquitetado. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 1, p. 139-152, set. 2005. Ao levarmos em consideração o contexto acima, o qual envolve o corpo e o movimento, questiona-se: Qual a importância do professor de Educação Física estudar sobre o assunto para sua intervenção profissional ?
Soluções para a tarefa
Bom dia.
Tudo bem?
A atividade física é importante para a sociedade porque não trabalham apenas o aspecto físico, mas ajuda no bem-estar mental. Porém, o culto ao corpo tomou outras proporções na sociedade.
Desta forma, exercitar-se passou a ser somente por aspectos estéticos, por isso o número de academias têm crescido cada vez mais. As pessoas deixaram de fazer atividades físicas para si, e passaram a buscar um corpo perfeito, uma vez que a sociedade impõe padrões estéticos.
Os padrões estéticos são de pessoas mais magras, as mesmas são consideradas 'bonitas', quem está acima do peso não é visto da mesma forma.
Desta forma, o professor de Educação Física tem que estudar o assunto para que assim possa ter propriedade em sua fala. Entender que o se exercitar está além de um corpo bonito.
Apresentar para seus alunos que é importante se exercitar, mas que tudo deve ter limite e que quando extrapola-se isso é necessário procurar a ajuda de um outro profissional, nesse caso, um psicólogo.
Abraços!