O desdobramento da função qualidade de um produto parte das necessidades identificadas do consumidor. Para tanto, é preciso transformar essas necessidades em parâmetros técnicos e uma das ferramentas utilizadas para tal situação é a matriz de conversão ou de relações. O processo inicia com a listagem das necessidades identificadas do consumidor em uma lateral e, na parte de cima, os requisitos técnicos para satisfazer tais necessidades. O cruzamento entre as linhas e colunas são, então, avaliados os parâmetros técnicos. BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Edgard Blucher, 1998. Considerando sobre as funções que orientam a configuração de um produto, a seguir, analise as afirmações. I. A função prática está relacionada a todos os aspectos fisiológicos do uso de um produto. II. A função estética está relacionada aos aspectos psicológicos e sociais que ocorrem durante o uso de um produto. III. Os aspectos psicológicos da percepção sensorial durante o uso de um produto fazem parte da função estética. IV. A função simbólica está relacionada aos aspectos sociais e psíquicos do uso de um produto. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Olá!
As três primeiras alternativas estão corretas. A última é falsa.
Partindo deste ponto, notamos que Baxter dialoga sobre a função social como parte das questões estáticas do produto, por isso, a função simbólica está atrelada a prática do exposto.
Além disso, as assertivas I, II e III tratam da função de produto segundo Baxter de forma coerente, visto que ele tenta nos apresentar o processo de desenvolvimento de projeto de produto sob os aspectos visuais, desde o projeto de fabricação, a preocupação ecológica.
Até mais!
Resposta: Acho que as alternativas corretas são a I, III e IV (letra D).
Explicação: Para mim a II está incorreta, pois não há o aspecto social na função estética, mas sim na simbólica (cultural, espiritual/psicológico ou social do uso do produto).