O descontentamento com relação à política imperial aumentou a partir de 1870, desdobrando-se em diversas crises. Identifique de que forma os acontecimentos a seguir desgastaram o governo monárquico:
a) A Questão Religiosa.
b) A fundação do Partido Republicano Paulista (PRP).
c) A abolição da escravidão.
d) A Questão Militar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A chamada Questão religiosa foi um episódio que não esteve diretamente relacionado ao fim do Império, mas que desgastou bastante a relação entre Proclamação da República a Coroa e a Igreja católica
b) Partido Republicano Paulista (PRP) foi um partido político brasileiro fundado em 18 de abril de 1873, durante a Convenção de Itu, que foi o primeiro movimento republicano moderno no Brasil.
c) O governo monárquico procurou reagir a todas as pressões pela abolição da escravidão. Em 1885, promulgou a Lei dos Sexagenários, ou Lei Saraiva-Cotegipe, estabelecendo que depois de completar 65 anos os escravos estariam em liberdade.
d) Desde o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, os militares passaram a ter uma maior visibilidade no cenário político nacional. Com o passar do tempo, podemos ver que muitos militares passaram a assumir posições contrarias à manutenção do regime monárquico brasileiro
Explicação:
Partido Republicano Paulista (PRP) foi um partido político brasileiro fundado em 18 de abril de 1873, durante a Convenção de Itu, que foi o primeiro movimento republicano moderno no Brasil.
Seus adeptos eram chamados de perrepistas. O PRP foi o partido político predominante no estado de São Paulo durante toda a República Velha. À nível federal, aliou-se, na maioria dos casos, ao Partido Republicano Mineiro (PRM) nas eleições e na alternância no poder, por meio da política do café com leite.
Durante seu período em atividade, o partido elegeu quatro presidentes da república: Campos Salles (1898), Rodrigues Alves (1902 e 1918), Washington Luís (1922) e Júlio Prestes (1930).