História, perguntado por estudante897811, 6 meses atrás

O “descobrimento” do Brasil faz parte de um movimento Europeu conhecido como expansão ultramarina, é sempre bom lembrar que a colonização do nosso país somente se efetiva cerca de 30 anos depois da chegada de Pedro Álvares Cabral, com a expedição de Martim Afonso de Souza. Sua expedição pode ser considerada um momento muito importante na nossa história, determinando a passagem do período que chamamos de pré-colonial para o período colonial. (Texto do PET 6, página 65). A partir de seus estudos do material do PET 6 e de suas pesquisas, marque a opção INCORRETA. *
Expansão comercial e marítima europeia
Expansão comercial e marítima europeia
a) Como os portugueses não encontraram em 1500 os metais desejados, o Brasil ficou relativamente abandonado nos primeiros 30 anos, no período pré-colonial.
b) Nos primeiros 30 anos, Portugal dedicou-se à exploração de pau-brasil, com a utilização da força de trabalho indígena.
c) O objetivo central das práticas mercantilistas nas grandes navegações era o acúmulo de capitais na forma de metais, principalmente ouro e prata.
d) A chegada de Cabral ao Brasil marca o início da produção de cana de açúcar no Brasil colonial e do tráfico negreiro para o fornecimento de escravos no Sul açucareiro.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianapatricia72
0

Resposta: Alternativa (d) está incorreta.

A produção de cana não iniciou com a chegada de Cabral, o período pré colonial houve a exploração do Pau Brasil e reconhecimento do território.

Explicação: A chegada de Cabral ao Brasil iniciou o período conhecido como Pré-colonial, que foi caracterizado pelo aparente desinteresse de Portugal em relação às terras brasileiras.

Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.

Perguntas interessantes