O descarte indevido de efluentes industriais e domésticos, ricos em compostos de nitrogênio e fósforo, nas águas de rios, lagos e oceanos é um problema ambiental, pois são nutrientes que provocam o aumento da concentração de algas, levando à eutrofização de rios e lagos, o que acaba provocando a mortandade dos peixes. Existem dois processos para a remoção dos compostos de nitrogênio: a nitrificação e a desnitrificação.
Um cilindro rígido contém 1400g de nitrogênio puro. Aberto na atmosfera, a 27oC e 1 atm, até esgotar todo o conteúdo, o volume de N2 liberado terá sido de:
Dados: N=14; R=0,082atm.L/mol.K
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Podemos caracterizar a eutrofização (termo vindo do grego que significa bem nutrido) como um processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos.
Com grande quantidade de nutrientes disponível, diversas mudanças podem ocorrer na comunidade aquática, dentre elas o aumento de determinadas espécies e diminuição de outras. Dentre as espécies que mais se reproduzem em ambientes eutrofizados estão as algas, cianobactérias e bactérias aeróbias.
Perguntas interessantes