Geografia, perguntado por helo12321, 5 meses atrás

o descarte inadequado de equipamentos pode trazer grandes prejuízos para o ambiente e para a saúde individual e coletiva. no Brasil, na cidade de Goiânia/go, em 1987, ocorreu um grande acidente radioativo envolvendo o elemento químico cesio-137.faça uma pesquisa e escreva, em linhas gerais, como ocorre este acidente​

Soluções para a tarefa

Respondido por jubinhaaquino
5

Resposta: Como aconteceu o acidente com Césio-137 em Goiânia?

Explicação: O acidente aconteceu quando dois catadores de materiais recicláveis entraram no prédio de uma clínica de radioterapia que estava abandonada. Essa clínica era o Instituto Goiano de Radioterapia, que ficava localizado no Centro de Goiânia. No interior dela, havia uma máquina de radioterapia que, apesar de abandonada, ainda estava com a sua cápsula com material radioativo no seu interior.

Os catadores se chamam Wagner Pereira e Roberto Alves, e ambos decidiram desmontar a máquina para pegar as peças de chumbo a fim de revendê-las. A parte superior da máquina foi separada e levada para um ferro velho, para que eles pudessem trabalhar no desmonte dela e separar suas partes de chumbo e aço.

Depois de cinco dias de trabalho com a peça, Pereira e Alves levaram o restante dela para outro catador de materiais recicláveis: Devair Ferreira. Eles revenderam o que não lhes interessava para Ferreira, que abriu toda a cápsula e averiguou o seu interior.

Pereira e Alves já haviam tido contato com a radiação ao mexer na cápsula, mas foi Devair Pereira quem a abriu completamente e expôs por inteiro o material radioativo que tinha em seu interior: 19 gramas de Césio-137. Ferreira se impressionou com um efeito do pó no interior da cápsula: ele brilhava no escuro.

Após abrir o cilindro que continha o Césio-137. Ferreira levou o material para a sua casa e convidou diversos amigos, familiares e vizinhos para que eles pudessem ver como ele brilhava no escuro. Durante dias, dezenas de pessoas foram expostas à radiação, e muitas delas tiveram contato direto com o Césio, até mesmo passando-o em seu corpo.

Identificação do acidente com Césio-137 em Goiânia

Dessa forma, dezenas as pessoas que tiveram contato com o material radioativo, incluindo Roberto Alves, Wagner Pereira e Devair Ferreira, começaram a passar mal. Os sintomas eram os mesmos, e todos sofriam de diarreias, vômitos, queda de cabelo, tonteira etc. A princípio, os médicos e os próprios catadores acreditavam que estavam sentindo os efeitos de uma intoxicação alimentar.

Os sintomas foram se agravando, e logo Maria Gabriela Ferreira, esposa de Devair Ferreira, suspeitou que a doença que os acometia poderia ter alguma relação com o material brilhoso com que todos haviam tido contato. Ela então pegou o cilindro e o levou, de ônibus, para a Vigilância Sanitária.

A quantidade de pessoas doentes com os mesmos sintomas chamou a atenção dos médicos sobre uma possível contaminação com radiação. Foi então que os médicos acionaram o físico Walter Mendes Ferreira para que ele pudesse examinar o cilindro que estava guardado na Vigilância Sanitária.

Walter Mendes atendeu a chamada, e, quando chegou à Vigilância Sanitária, seus aparelhos já identificaram altos níveis de radiação. Após um momento de hesitação, Mendes concluiu que os níveis de radiação no local onde estava o cilindro estavam muito elevados e que seus aparelhos de medição estavam corretos. Ele, inclusive, impediu que um bombeiro descartasse o cilindro em um rio da capital goiana.

Respondido por RayanaSE
8

O acidente radioativo que ocorreu em Goiânia, capital de Goiás, em 1987 com o césio-137 é considerado o maior acidente radiológico brasileiro.

Acidente com césio-137

Em 13 de setembro de 1987, dois catadores de papel descobriram um aparelho de radioterapia em uma clínica abandonada na região central de Goiânia. Após ser levado para um lixão local, o aparelho foi desmontado e foi encontrado em seu interior cloreto de césio.

O dono do ferro-velho pretendia explorar o metal das cápsulas, mas a luz azul emitida pelo cloreto de césio no escuro chamou sua atenção. O homem levou os materiais para casa e o distribuiu para familiares e amigos.

A sobrinha do dono do ferro-velho ingeriu grânulos do material misturados com ovos cozidos. A radiação matou 11 pessoas e infectou mais de 600. Cerca de 100.000 pessoas foram expostas à radiação.

Para mais informações sobre o acidente nuclear de Chernobyl, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/13413652

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes