Português, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

O desafio do bom convívio familiar em tempos de pandemia
A pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem provocado mudanças em alguns hábitos e costumes de grande parte da população. Um deles está relacionado ao convívio familiar: pais, mães, filhas e filhos que antes realizavam atividades a partir de suas próprias rotinas agora precisam se adaptar à aproximação imposta pelo isolamento social. Mas o que essa proximidade na quarentena pode estar ocasionando?
Há famílias tendo de se reorganizar financeiramente, perdendo empregos, não sabendo se vão tê-los novamente. Tudo isso traz uma avalanche de emoções e pensamentos desastrosos nos indivíduos e, consequentemente, nas famílias.
Uma minoria da população tem acesso aos meios de comunicação e aos espaços virtuais. Uma minoria das famílias pode fazer o isolamento social, mas a maioria tem que trabalhar (se ainda tiver emprego) para garantir o sustento da sua família. Em outro cenário, temos as famílias que, sim, conseguem trabalhar em casa, não tiveram redução de salário e estão aproveitando para se aproximar, viver momentos que antes, por conta de uma rotina exaustiva, não eram permitidos. E temos ainda as famílias hospedeiras, que tinham o lar somente para dormir. Esse momento é desafiador para elas, pois não estão acostumadas a conviver.

Mais respeito, diálogo e organização

Uma dica para as famílias terem uma convivência saudável e harmônica é manter o diálogo e o respeito. Esse é o grande desafio. Os conflitos familiares já existentes tendem a tornar-se maiores. O que antes era “apenas a toalha em cima da cama” ou o “tênis fora do lugar” hoje pode ganhar dimensões e discussões exacerbadas. O ritmo de membros da família não é o mesmo. O que deve ser feito é tentar manter o diálogo e o respeito. (...) Precisa de gestos, respeito, tolerância e, acima de tudo, vontade de permanecer juntos.
A organização também é uma aliada para o bom convívio familiar. É preciso manter a mesma rotina de antes, estabelecendo horários e, principalmente, respeitando-os. (...)
Além das atividades ligadas ao trabalho e ao estudo, é importante ter momentos de lazer e diversão neste período de quarentena. “Segundo o que temos escutado, a Netflix tem sido a verdadeira salvação nestes tempos de isolamento. Mas nem todos têm acesso ao serviço de streaming. É inevitável que em alguns momentos as pessoas queiram ficar sozinhas, mesmo estando juntas. Assim, pode ser muito útil um trabalho manual, uma leitura, uma comida diferente. Chamar a família para a cozinha tem sido uma ótima opção. Jogos com filhas e filhos pequenos, conversas sobre as aulas que estão tendo de estudar remotamente também. Estamos falando de uma infinidade de possibilidades, mas novamente destaco que a família deve querer esta aproximação. (...)

Disponível em: (adaptado).
Questão 1 - No texto, são apresentadas mudanças que vêm sendo vivenciadas nas famílias nestes tempos de pandemia. RETIRE do texto um trecho que comprove essa afirmativa. *

Soluções para a tarefa

Respondido por 00333
2

"Em outro cenário, temos as famílias que, sim, conseguem trabalhar em casa, não tiveram redução de salário e estão aproveitando para se aproximar, viver momentos que antes, por conta de uma rotina exaustiva, não eram permitidos. "

Espero ter ajudado!! :)

Perguntas interessantes