O desafio desta unidade é uma pesquisa sobre artigos científicos que tratem do Ideb, Enem e Censo Escolar.
Para isso, siga os seguintes passos:
1) Faça uma busca pelos termos Ideb, Enem e Censo Escolar, no indexador Scielo, no endereço: http://www.scielo.br/
2) Localize três artigos (um sobre cada assunto pesquisado), faça uma leitura cuidadosa deles e preencha com os itens abaixo:
• Título do artigo
• Link
• Periódico publicado
• Ano
• Autores
• Formação dos autores
• Resumo do artigo (com suas palavras)
• Críticas e sugestões
3) Responda às seguintes perguntas: Porque é importante conhecer artigos científicos que tratam sobre o que estamos estudando? Porque é importante conhecer a formação dos autores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Título do artigo: Estudantes com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala: Prova Brasil e Enem
Periódico publicado: Revista Brasileira de Educação Especial
Ano: 2014
Autores: Mariana Cesar Verçosa Silva e Silvia Márcia Ferreira Meletti
Formação dos autores: Mariana Cesar Verçosa Silva: Pedagoga, Especialista em Educação Especial pela UNOPAR, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Silvia Márcia Ferreira Meletti: Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.
Resumo do artigo (com suas palavras)
O artigo faz um estudo sobre os alunos com necessidades especiais e que estão matriculados na rede regular de escolarização em Londrina quanto à participação em avaliações em larga escala. Foram analisadas a Prova Brasil e o Enem: participação na prova, tipo de necessidade educacional especial, sexo, raça-etnia, idade e desempenho. Como resultado do estudo foi apontado que no Enem a participação ocorreu de maneira mais efetiva e na Prova Brasil a participação foi mínima, fato este que reforça a discrepância entre teoria e práticas inclusivas.
Críticas e sugestões
O artigo tratou muito claramente das dificuldades metodológicas deixando inclusive base para novos estudos que possam ocorrer nesse sentido e que já teriam superadas tais dificuldades. O Inep divulga apenas os resultados das escolas públicas, sendo assim não foi possível realizar tal análise com os alunos que estão matriculados em escolas da rede particular de ensino. A análise dos dados foi realizada de maneira bastante cuidadosa, mas as "considerações" finais ou conclusões poderiam ter sido melhores tratadas ou mais desenvolvidas, uma vez que dados não faltaram para serem cruzados.
Observação: A partir deste exemplo, faça o mesmo com os três termos, ou seja, os três sistemas de avaliação.
1) Ao ler artigos científicos publicados em revistas bem conceituadas, estamos conhecendo o que está sendo tratado em pesquisas científicas sobre os assuntos que utilizaremos em sala de aula. Os pesquisadores das diversas áreas estão frequentemente buscando respostas para os problemas identificados dentro das salas de aulas por nós, professores. Sendo assim, precisamos conhecer as pesquisas, os pesquisadores e o que está sendo dito por eles sobre os sistemas de avaliação da Educação Básica.
2) Porque assim conheceremos "de onde eles estão falando", qual a formação que eles têm para falar sobre determinados assuntos, entre outros aspectos.
Explicação: