O desafio de trabalhar a humanização do luto no contexto hospitalar contempla várias etapas, desde o momento da internação do paciente junto à sua família até o momento pós-óbito.
Você vai compreender um pouco esse cenário, bem como verificar de quais modos o profissional da saúde pode atuar em situações do processo de morrer, observando, a seguir, o caso clínico do Sr. Xavier.
Perante essa situação, responda:
a) Se você estivesse compondo a equipe, como teria agido?
b) Face ao processo de pesar pós-óbito da família, como você classifica esse tipo de luto e por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Cabe à equipe multiprofissional, em abordagem de cuidados paliativos, realizar o acolhimento e a escuta da família mediante o contexto de adoecimento, sem perder o foco na realidade da situação. É importante que cada profissional possa colocar, de forma respeitosa, o cenário prognóstico de modo compartilhado, respeitando-se a decisão da família. Situações como essa requerem abordagem da psicologia para com a preparação de luto antecipatório, tanto para familiares quanto para a própria equipe, devido às dificuldades em relação à aceitação de determinadas decisões familiares que possam divergir daquelas esperadas pela equipe multiprofissional.
b) Diante de um cenário em que a família não aceita estar dialogando abertamente entre si, há um caso de luto complicado, no qual se detecta a dificuldade de os familiares seguirem com suas próprias vidas, além dos quadros de adoecimento mencionados pela filha.
Explicação: