O Departamento de Defesa dos EUA na década de 1950 desenvolveu o conhecido PERT – Program Evaluation and Review Technique, utilizado para construção de mísseis nucleares face ao grande número de fornecedores e tarefas estabelecidas. Posteriormente a Du Pont desenvolveu um método similar, o CPM - Critical Path Method.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A rede PERT (program evaluation review tecnique) desenvolvida para analises e reanalises para o planejamento e replanejamento de projetos baseado na avaliação individual das atividades. Seu foco de resposta é probabilístico.
O método CPM (CRITICAL PATH METHOD) foca no caminho crítico do projeto através de uma tripla análise das sequência de atividades, determinando suas durações prováveis, a pessimista com a soma de eventos pouco prováveis, porém que podem aumentar o prazo, uma provável baseada na experiência e também por cálculos probabilísticos e uma otimista, onde apesar de também menos provável, uma antecipação deve ser também analisada por mudar o prazo para menos, ambas as opções de antecipação e atraso podem causar prejuízos contratuais ou de outra ordem. Seu foco de resposta é determinístico.
Explicação:
Ambos os métodos são largamente utilizados na indústria para informação e controle de prazos.