O Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que trata a respeito da pessoa surda, perdas e patologias. 1) “Art. 2o ...considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Soluções para a tarefa
Resposta: Regulamentada pelo decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta a caracterização correta da pessoa surda segundo o decreto:
A) Considera-se pessoa surda aquela que, por ser deficiente auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais como a oralização.
B) Considera-se pessoa surda aquela que, por ser deficiente auditiva, faz uso de tecnologias assistivas, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
C) Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura apenas pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
D) Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
E) Considera-se pessoa surda aquela que, por ser deficiente auditiva, realiza acompanhamento especializado e tem acesso a técnicas e equipamentos que auxilia na interação com a sociedade, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais e leitura orofacial.
A RESPOSTA CORRETA É: D) Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Explicação: Alternativa correta. Deus te abençoe.