O Decreto nº 3.298 de 1999 da legislação brasileira, apresenta o conceito de deficiência física, conforme alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. (BRASIL, 2007, p.22)
BRASIL, Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física. SEESP / SEED / MEC Brasília: DF,2007.
Esses tipos de deficiências físicas podem apresentar diversas causas, entre elas, podemos citar:
I. Lesão medular, provocada por acidentes de trânsito, mergulhos, ferimentos com arma de fogo, processos infecciosos e degenerativos
II. Hemiplegias, provocadas por acidente vascular cerebral, aneurisma cerebral, tumor cerebral.
III. Amputações, provocadas por causas vasculares; traumas; malformações congênitas.
IV. Artropatias, provocadas por processos inflamatórios; processos degenerativos; alterações.
Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.
I, II, III e IV.
Paraparesia é a paralisia incompleta dos membros inferiores ou superiores e que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento. Já a Paraplegia afeta os membros inferiores ou toda a parte inferior do corpo. A Tetraplegia/Quadriplégica atinge todos os membros. A Paralisia cerebral é uma lesão provocada, muitas vezes, pela falta de oxigenação das células cerebrais.
Explicação: