O debate aqui é exclusivo sobre a motivação que induz alguém, em um determinado momento, a querer ser Juiz. A questão sempre me causou uma inquietação muito grande e certo desconforto porque vejo inúmeros candidatos a Juiz dirigirem-se a um estudo exaustivo para alcançarem esta profissão sem possuírem qualquer ideia, sequer vaga, das atribuições do cargo e sem analisarem a vocação. É bom que se diga, de início, que o magistrado de hoje em dia dificilmente usa toga, exceto quando participa de sessões de julgamento nos Tribunais. Houve uma substancial mudança, ainda, na formalidade das sessões e audiências. Quem nunca viu, nos filmes americanos, todos se levantando para receberem o Juiz? Na prática, isso não existe!!! A profissão tem pouco ou quase nada do “glamour” que a ela se atribui. A pessoa, então, ao decidir abraçar esta atividade deve estar atenta, desde sempre, que a solenidade de antigamente hoje corresponde a uma atuação silenciosa e quase operária, visando à diminuição da quantidade de processos e à busca pela realização dos atos processuais da forma mais rápida possível, a despeito de inúmeras dificuldades estruturais. E tudo com uma forte cobrança social e também interna… MALTA, Carolina. “Quer ser juiz? Quer mesmo?
O texto chama a atenção para um aspecto curioso da carreira de juiz, ligado a uma contradição básica. Aponte entre as opções a seguir aquela que corresponde a tal contradição da melhor forma.
Escolha uma:
a. A atividade profissional de um magistrado se assemelha à de um operário, embora ele mantenha o ar de solenidade.
b. Muitos perseguem a magistratura, pois consideram a função de forma glamurosa.
c. A atuação do magistrado visa à celeridade do Judiciário, mesmo que ele realize um trabalho quase operário.
d. A atuação do magistrado é solene, apesar de o uso da toga estar restrito a poucas ocasiões.
e. Muitos perseguem a magistratura com empenho, no entanto, não têm clareza sobre a realidade do trabalho de um juiz.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre a atividade do juiz, temos que a resposta certa é a: b. Muitos perseguem a magistratura, pois consideram a função de forma glamurosa.
Isso porque hoje a atividade da magistratura é algo bastante glamuroso atraindo a atenção de várias pessoas.
Nesse aspecto, tanto a valorização social pela profissão como também a questão do retorno financeiro são preponderantes para a escolha da carreira.
Além disso, é importante notar que houve uma construção história sobre a carreira de juiz, algo que perdura até hoje mas de uma forma menos latente.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás