O debate acerca da educação integral nas políticas públicas educacionais brasileiras volta à tona no final do século xx e início do xxi, com a promulgação da constituição federal de 1988, estando contemplada nas políticas curriculares mais recentes como a base nacional comum curricular (bncc) e a reforma do ensino médio (lei nº 13. 415/2017) (miesse, 2022). Miesse, maria carolina. Qualidade da educação e a formação integral: dos imperativos conceituais desenhados nas políticas curriculares à perspectiva dos gestores municipais. 2022. 199 f. Dissertação (mestrado em educação) - universidade estadual de maringá, maringá, 2022. a partir das informações apresentadas, analise as alternativas a seguir e assinale a correta
Soluções para a tarefa
Um dos principais pressupostos da educação integral, diz respeito à promoção da formação humana, partindo do pressuposto de que os seres humanos são sociais, e devem apresentar um espaço dentro da sociedade (Alternativa 4).
Como fundamenta-se a educação integral?
A educação integral diz respeito a um modelo educativo que contemple o ser humano por completo, o que se alinha com políticas curriculares estabelecidas na BNCC, a fim de buscar o desenvolvimento integral.
Para isso, a educação integral é aquela que estimula o raciocínio crítico dos indivíduos, assim como os insere como cidadãos conscientes, os quais possam se tornar justos e competentes.
Mais sobre educação integral: brainly.com.br/tarefa/29540310
#SPJ4
A legislação educacional brasileira, a partir da BNCC, apresenta-se vinculada exclusivamente às finalidades sociais da educação, ou seja, a formação humana.