O darwinismo social pode ser definido como a aplicação das leis da teoria da seleção natural, de Charles Darwin, na vida e sociedade humana. Seu grande mentor foi o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), que inclusive criou a expressão "sobrevivência dos mais aptos", que mais tarde também seria utilizada por Darwin.
BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e "racismo científico": sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. In: Educar, n. 12, Curitiba: Editora UFPR, 1996, p. 153.
Quais são algumas das características do darwinismo social de Spencer?
Analise as afirmações a seguir.
I) Spencer criou uma teoria sobre as raças; estendendo critérios de comparação e diferenciação, utilizados para o estudo de animais, a fim de compreender as diferenças entre os homens.
II) Estabelece que os homens se subdividiriam em raças e que poderiam ser qualificadas como mais ou menos aptas ou, ainda, primitivas ou civilizadas
III) Estabelece que o cruzamento inter-racial, a miscigenação, levaria à degeneração das espécies, enquanto sua perpetuação seria garantida pela valorização das raças "puras", ou seja, intocadas pela miscigenação.
É correto o que se afirma em:
a. I e III, apenas.b. I e II, apenas.c. I, II e III.d. II e III, apenas.e. III, apenas.Soluções para a tarefa
Olá!
As alternativas I e III são verdadeiras.
Nas teorias aplicadas por Spencer, vemos que o evolucionismo para o pesquisador se relacionava a evolução da sociedade e a divisão das menos desenvolvidas como primitivas e as soberanas sendo aquelas que detém a supremacia da evolução, focando na Europa como pilar do mundo.
Deste modo, a subdivisão dos indivíduos não são adaptadas em mais ou menos evoluídas e primitivas, ele é direto no desenvolvimento de suas reflexões.
Até mais!
Resposta:
Explicação:
I, II e III estão corretas .
Estude mais amigo . Pessoas erraram por confiarem em sua resposta .