O “Darwinismo social” foi uma importante doutrina política durante o final do século XIX. Darwinismo social significa a aplicação popular da ideia biológica da seleção natural para o pensamento social e político, justificando, assim, a conquista dos mais fracos. Considerando a relação entre Darwinismo Social e Imperialismo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O Reino biológico é o correspondente natural do homem em sociedade.
Alternativa 2:
Herbert Spencer e Charles Darwin foram os criadores do Darwinismo social.
Alternativa 3:
O Darwinismo social foi a justificativa dos povos colonizados para suas lutas de independência e liberdade.
Alternativa 4:
Ao afirmar que existem raças superiores e inferiores, o Darwinismo social justificava a dominação dos mais fracos pelos mais fortes.
Alternativa 5:
Ao levar aos povos ditos "primitivos" os ideais civilizatórios do Ocidente, os países imperialistas estavam levando a cultura aos povos bárbaros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Boa noite!
O Darwinismo social é uma distorção da teoria evolutiva proposta por Charles Darwin (seleção natural) aplicada à sociedade, colocando um graude superioridade ou inferioridade de uma civilização perante outra. Essa doutrina foi a principal justifica para o Imperialismo Europeu do final do século XIX e início do XX no chamado Fardo do Homem Branco - civilizar os povos africanos, americanos e asiáticos, ou seja, os bárbaros.
Alternativa correta: 4
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes