O daltonismo é uma deficiência congênita, adquirida, hereditária ou genética? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Daltonismo é a dificuldade de enxergar cores como o vermelho ou o verde sendo que existem os casos mais graves, em que a pessoa não enxerga cores. Essa dificuldade tem origem genética, mas também pode ser proveniente de alguma lesão nos olhos ou neurológica.
Caracterizado como uma falha no desenvolvimento de um ou mais dos três conjuntos de cones que reconhecem as cores e como o problema é genético, ele está ligado ao cromossomo X, ou seja, ele ocorre na maioria em homens pois o sexo masculino possuí apenas um cromossomo X, enquanto daltonismo em mulheres é bem raro pois o sexo feminino possui dois cromossomos X.
Como os homens apresentam cromossomo X em dose simples, basta um cromossomo com o gene para o daltonismo que o individuo do sexo masculinos será daltônico
Explicação:
Xdy – homem daltônico
XDy – homem saldável
O daltonismo é um transtorno genético.
Na maioria das vezes, o daltonismo é causado por uma questão genética, que consiste na alteração do cromossomo X. Uma pessoa só será daltônica se houver alteração em todos os seus cromossomos X.
A incidência é maior em homens, pois sempre receberão apenas um cromossomo X, aumentando a probabilidade de ocorrência. Para que ocorra na mulher, é preciso que a alteração venha por parte da mãe e do pai.