Biologia, perguntado por IsabellaWesley3213, 11 meses atrás

O Daltonismo é comumente entendido como a incapacidade de enxergar as cores verde e/ ou vermelha. A percepção de cores é devida à presença de diferentes tipos do pigmento retinol nos cones da retina. Nos indivíduos daltônicos, alguns desses pigmentos não estão presentes, alterando a percepção das cores. Os genes que participam da síntese desses pigmentos localizam-se no cromossomo X. O daltonismo é um caráter recessivo. Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos: João e Maria.


a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para daltonismo?

b) Por que é mais frequente encontrarmos homens daltônicos que mulheres daltônicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por FPetrus
30

a) 0%,João por ser do sexo masculino tem de,obrigatoriamente, ter recebido do pai o cromossomo Y.Assim não há possibilidades de João ser portador do gene em questão;  100%,pois Maria por ser do sexo feminino recebeu do pai seu cromossomo X que tem o gene do daltonismo.

b) Isso ocorre pois o daltonismo é uma manifestação recessiva, assim é mais fácil haver homens daltônicos pois esses só possuem um cromossomo X,enquanto que em mulheres,que são XX, a manifestação do caso clínico se torna mais difícil,pois para ser daltônica uma mulher necessita apresentar homozigose para os genes.


Respondido por carolinahiro
5

Resposta:

0% para João pois ele recebe o cromossomo Y e Maria 100% pois recebeu cromossomo X de seu pai.

B) pelo fato de homens terem somente um cromossomo X e mulheres terem cromossomos XX, portanto ela precisa apresentar hemozigose do gene

Perguntas interessantes