O Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) em Reais da companhia saiu de 8,1% no 4º trimestre de 2019 para 5,8% a.a. no 3º trimestre de 2020. Ao que se deveu esta redução de 28% no WACC?
Soluções para a tarefa
O Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) refere-se a taxa de desconto ou o custo de capital levantado por uma organização e utilizado em uma análise de retorno.
O custo de capital geralmente surge através de duas fontes, as internas (referentes ao capital próprio) e as externas (referentes ao capital de terceiros como bancos) e deve retornar aos credores.
Esse custo aumenta quando a taxa de retorno sobre o patrimônio também aumenta, pois quando essa taxa sofre um aumento significa que houve um aumento no risco do investimento e uma diminuição na sua avaliação.
Quando esse custo cai, como foi o caso da pergunta acima, significa que houve uma diminuição da taxa de retorno e um aumento de capital de terceiros, ou seja, o investimento possui melhores garantias, visto que o risco diminui.
Espero ter ajudado!
(a) A redução do WACC pode ser devida a diminuição de dívidas.
(b) Isto pode ser interpretado como aumento nos estoques ou diminuição do custo das mercadorias vendidas.
O Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) é um indicador que permite mensurar o retorno sobre o capital de uma empresa. Esse valor é expresso em forma de porcentagem e deve ser sempre menor que o Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC), o que indica que a empresa possui maior potencial de retorno do que de custo.
Com isso em mente, podemos afirmar que uma diminuição do WACC se refere a redução de custos de capital. Assim, uma diminuição percentual pode ser indicada pela redução de dívidas.
Em relação aos indicadores de prazo médio de recebimento, pagamento e renovação dos estoques (PMRE), um aumento pode indicar aumento nos estoques ou diminuição no custo das mercadorias vendidas.