ENEM, perguntado por nathaliajaneiva, 5 meses atrás

“O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.” BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, p. 9, 4 de março de 2002. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2021. Considerando o exposto no Art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia reproduzido acima, elabore um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, que aborde as habilidades e competências gerais necessárias ao desenvolvimento do trabalho e das práticas do farmacêutico de forma integrada ao sistema de saúde. Utilize como base o livro texto da disciplina e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
19

O trabalho do farmacêutico, no cenário atual, exige cada vez mais comprometimento e análise reflexiva, com rigor intelectual e científico, para que possa ser capaz de atuar nos demais níveis de atenção da saúde.

Deve-se prezar, principalmente, pela busca do entendimento da realidade social e cultural de cada indivíduo, sempre atento ao desenvolvimento de suas próprias habilidades e competências, a fim de contribuir com um serviço de mais qualidade aos clientes.


ialdynis: 4-6-5--1-3-2
Respondido por lorranymacedo02
8

Resposta:

É importante que o profissional da área de farmácia conheça precisamente qual será seu campo de atuação, para que possa agir de maneira coerente com a sua formação, exercendo somente as atividades privativas de seu segmento. Além de possuir uma formação qualificada, existem algumas competências desenvolvidas pelo farmacêutico que permitem maior reconhecimento e respeito no mercado de trabalho. Dentre elas, pode-se citar: Multifuncionalidade aqui o farmacêutico deve ter preparação suficiente para atuar em todo o seu campo de ação. Isso significa que ele não deverá somente ter conhecimentos sobre os remédios, mas também ter capacidade para desenvolver ações de proteção, prevenção e reabilitação da saúde, tanto em nível coletivo quanto individual. Atenção farmacêutica, o profissional dessa área deve estar preparado para prestar ajuda ao paciente, monitorando os resultados do tratamento farmacológico através da explicitação de informações sobre o medicamento — como fazer a sua administração, quais são os efeitos colaterais, características do fármaco etc. Capacidade de gerenciamento é extremamente importante que os farmacêuticos estejam aptos a tomar iniciativas rápidas, através da administração dos recursos materiais e físicos que possui e também Conhecimento contínuo, assim como em todas as profissões, é necessário que o farmacêutico não deixe que seu conhecimento seja estagnado. Para isso, o profissional deve buscar por cursos de atualização e especializações.

Por fim, salienta-se que trabalho do farmacêutico, na contemporaneidade exige cada vez mais comprometimento e análise reflexiva, com rigor intelectual e científico, para que possa ser capaz de atuar nos demais níveis de atenção da saúde. É necessário acatar, principalmente, pela busca do entendimento da realidade social e cultural de cada pessoa, sempre atento ao desenvolvimento de suas próprias habilidades e competências, com o intuito de contribuir com um serviço de mais qualidade aos pacientes.  

Explicação:

Perguntas interessantes