Pedagogia, perguntado por eduardamonyk, 11 meses atrás

O currículo é território contestado, onde se travam batalhas em torno de sua produção, circulação e do consumo de significados no espaço social. Reconhecer a diferença cultural na escola requer o abandono de uma perspectiva monocultural, do que Stoer e Cortesão (1999 apud MOREIRA, 2002) denominam de daltonismo cultural. O professor daltônico cultural é o que não se mostra sensível à heterogeneidade, ao arco-íris de culturas que tem nas mãos quando trabalha com seus alunos. Para esse professor, todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, o que o exime de diferenciar o currículo e a relação pedagógica que estabelece em sala de aula. Sobre a construção de um currículo multicultural, analise as sentenças a seguir: I- O conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo. II- As metanarrativas como verdades inquestionáveis. III- A importância da superioridade nas relações de gênero conquistada pelas mulheres. IV- A valorização do diálogo e do respeito mútuo entre indivíduos que buscam para o currículo uma compreensão cultural emancipadora. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Ago. 2002. a) Somente a sentença IV está correta. b) As sentenças I, II e III estão corretas. c) As sentenças I e IV estão corretas. d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
1

Resposta:  a) Somente a sentença IV está correta.

Explicação:

O currículo deve ser multicultural, isto é, deve atender a diferentes culturas. A sua principal características é ser flexível.

Desta forma, entende-se que o currículo não é imutável e permanente, sempre está sendo modificado, conforme a necessidade dos educandos.

Por isso, não existe uma superioridade de um gênero ao outro. Todos devem ser tratados da mesma forma, porém compreendendo a particularidade de cada um.

Abraços!

Perguntas interessantes