O currículo é considerado um artefato social e cultural. O currículo transmite visões sociais particulares e interessadas, o currículo produz identidades individuais e sociais particulares” (MOREIRA e SILVA, 2001, p.7). Partindo da citação dos autores e de seus estudos da disciplina, pode-se definir o currículo contemporâneo como:
a)
Uma prescrição do Ministério da Educação, o qual se materializa na Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter normativo e obrigatório a todas as escolas da educação básica.
b)
Uma criação do homem voltada para a condução das práticas pedagógicas na escola, que traz consigo visões de mundo que se adaptam às características de cada época histórica.
c)
O somatório das disciplinas e seus conteúdos, que serão ensinados na escola, que representam a totalidade dos conhecimentos adquiridos historicamente pela cultura humana.
d)
A complexa relação entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar, que ensinam e aprendem conceitos e suas visões sobre a vida a partir de suas respectivas culturas.
e)
O currículo remete a tudo que está fora dos planos de aula dos professores e das prescrições oficiais, mas, ainda assim, ensina inúmeros conceitos aos estudantes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
O currículo contemporâneo está associada ao conjunto de valores, noções e visões que perpassam por todos os agentes da comunidade escolar, como pais, pedagogos, professores, gestores.
Diante disso, embora esteja pautada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), é evidente que as instituições educacionais apresentam total flexibilidade e autonomia para alterar o currículo proposto de acordo com a realidade dos próprios alunos.
Respondido por
73
b)
Uma criação do homem voltada para a condução das práticas pedagógicas na escola, que traz consigo visões de mundo que se adaptam às características de cada época histórica.
cintiabarboza05:
Obrigada pela resposta
Perguntas interessantes