O cultivo da ação empreendedora
Vivemos num mundo globalizado em que as alterações no ambiente internacional estimulam cada vez mais a competitividade e a integração econômica dos países. Sendo que nesse cenário de economia globalizada, o desafio dos empreendedores já atuantes ou que ainda vão abrir um negócio é, assim, o de criar uma empresa realmente competitiva. Por esse motivo, estes sujeitos devem se preparar para que seus empreendimentos apresentem grandes resultados a médio e a longo prazos. Principalmente isso, porque os investidores conjecturam a hipótese de atingir um equilíbrio risco-retorno mais promissor apoiando esses indivíduos que lutam para implantar ideias inovadoras e que estão sempre dispostos a correr riscos. Nesse contexto, pode-se afirmar que o dinheiro não é o mais importante no empreendedorismo e, sim, representa somente “uma ferramenta que avalia o desempenho em uma das formas da manifestação do empreendimento”. Na verdade, o que diferencia um empreendedor é o modo como “ele se posiciona e foca na sua área de negócios”, considerando que busca transformar uma visão de oportunidade, num negócio que gere valor e riqueza para a sociedade.
Baseando-se nas ideias do texto e nos conteúdos apreendidos na Capítulo 1 da disciplina, responda:
1. O texto faz referência aos papéis do capitalista e do empreendedor. Conceitue cada um dos papéis e aponte o autor que diferenciou os papéis.
2. Considerando as atribuições dos capitalistas e dos empreendedores, apresente um caso real de projeto em que capitalistas e empreendedores trabalharam conjuntamente, destacando a função de cada um. (Não se esqueça de incluir o nome da empresa e o produto/serviço oferecido por ela)
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
O capitalista tem o papel de fazer o seu dinheiro multiplicar de várias formas. Na realidade, isso pode acontecer com a compra e venda de ações em um mesmo dia ou compra de outras empresas (para aumentar a participação em um determinado mercado).
Por outro lado, o empreendedor tem o papel de criar e/ou oferecer produtos e serviços que sejam capazes de atender às necessidades dos consumidores. Ainda, podemos destacar o fato de que o empreendedor zela pelo bem-estar daqueles que são importantes para a manutenção do negócios (colaboradores, fornecedores, patrocinadores).
Até a próxima!
Perguntas interessantes