Artes, perguntado por JHONY86, 1 ano atrás

O crítico Ignasi de Solá-Morales associa o conceito de “intervenção arquitetônica” aos projetos de arquitetura que lidam com preexistências de interesse histórico e cultural no contexto da atualidade. O autor adverte que toda intervenção cria relações visuais e espaciais com a obra existente, além de subentender uma interpretação do material histórico. O autor identifica duas estratégias principais de intervenção: a relação de contraste entre o “velho” e o “novo” e a relação de analogia entre a preexistência e a nova arquitetura. Abaixo são apresentadas algumas imagens referentes ao projeto de ampliação do Museu do Prado (2000-2007), de Rafael Moneo.
Escolha uma:
a. na ampliação, o arquiteto vale-se do critério da analogia entre o antigo e o novo, ou seja, enfatiza o caráter de novidade e distinção da intervenção em relação às estruturas existentes.
b. na ampliação, o arquiteto apreende as leis de composição do edifício existente, sua lógica compositiva e a organização construtiva e espacial para adotá-las como parâmetros válidos de intervenção.
c. na intervenção contemporânea, o arquiteto ignora por completo a arquitetura histórica, no sentido de valorizar exclusivamente a própria ação arquitetônica, independente da obra existente.
d. no projeto de ampliação, o arquiteto vale-se do critério de contraste estridente entre o “antigo” e o “novo”, justamente por entender que essa é a melhor forma de valorizar a preexistência.
e. na intervenção, o arquiteto baseou-se em um modelo abstrato, autônomo e autossuficiente, não estabelecendo qualquer relação explícita entre a arquitetura existente e a nova arquitetura.

Soluções para a tarefa

Respondido por clau2018
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A resposta correta é: na ampliação, o arquiteto apreende as leis de composição do edifício existente, sua lógica compositiva e a organização construtiva e espacial para adotá-las como parâmetros válidos de intervenção..

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