O crítico Hugo Friedrich comenta que Baudelaire considerava a fantasia (equiparada ao sonho) como capacidade criativa que realizauma operação mágica: decompõe o real (o que se percebe sensorialmente), recolhe e rearticula as partes, criando, assim, novasformas, irreais, que instituem um mundo novo. Para o poeta francês, a fantasia, em caso algum, procede confusa e arbitrariamente,mas, sim, de maneira exata e sistemática.O poema "infância", de Oswald de Andrade, abaixo transcrito, pode exemplificar o que o poeta francês afirma sobre afantasia. Explique como poderia ser reconhecido, nesse poema, cada um dos aspectos assinalados por Baudelaire:a. decomposição do real;b. criação de um mundo novo;c. procedimento exato e sistemático da fantasia.infânciaO camisolãoO jarroO passarinhoO oceanoA visita na casa que a gente sentava no sofá(Hugo Friedrich, Estrutura da lírica moderna)(Oswald de Andrade, Poesias reunidas)
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A) A decomposição do real pode ser vista se correlacionar diferentes versos, isso faz com que estejam representadas diferentes expressões do mundo sensivel, que surgiu por meio da decomposição que Baudelaire citou.
B) A criação de um mundo novo nasce quando se reestrutura todos os itens que foram descritos no poema.
C) Por fim o procedimento exato e sistemático da fantasia é reconhecido pela atribuição dada ao pegajoso título chamado de "Infância", onde essa fantasia pode parecer complexa.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás