História, perguntado por leandraortiz24ozsor8, 1 ano atrás

O cristianismo desempenhou uma função muito importante, tanto no império

Soluções para a tarefa

Respondido por mariadelourdesp21
23
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Antes disso, os cristãos foram, durante muito tempo, impopulares em Roma por não adorarem o imperador e sim outro tipo de rei – Jesus -, o que era encarado como um ato subversivo.
Respondido por EduardoPLopes
4

Eis o restante da questão:

(...) Romano do Ocidente quanto no Bizantino. Explique como se deu a difusão dessa doutrina no mundo romano e aponte o papel da religião cristã na sociedade bizantina.

E a resposta:

A difusão desta doutrina religiosa no mundo romano teve início com os primeiros padres católicos, que fundaram a religião após a morte de Cristo. Os cristãos foram muito combatidos, considerados perigosos para a manutenção da ordem social romana, mas eventualmente foram vitoriosos em sua "guerra cultural" e o próprio Imperador converteu-se, de modo que o Cristianismo, adotando costumes dos pagãos, se tornou a religião oficial de Roma, sendo disseminada pelo Estado.

Na sociedade bizantina a religião cristã tinha papel central, sendo considerada a justificativa do poder do Imperador, que era a autoridade política e religiosa. O Cristianismo também era o elemento de coesão política (depois de sua oficialização) em ambas as sociedades, sendo a base da formação ideológica da Europa durante a Idade Média.

Mais sobre o Cristianismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/20718746

Anexos:
Perguntas interessantes