ENEM, perguntado por Miihsartorius6529, 1 ano atrás

O criptorquidismo em equinos é uma anomaliade etiologia multifatorial relativamente comum.Acredita-se que seja hereditário em muitas espéciesde mamíferos, como suínos, caninos, caprinos, ovinose equinos. A base genética da hereditariedade emequinos ainda não está bem definida, mas algumasreferências sugerem ser um fator dominante, o quese torna um forte incentivo para que os animaisacometidos não sejam utilizados na reprodução.O diagnóstico é feito por meio da palpação externa,palpação retal, dosagem hormonal, ultrassonografia elaparoscopia. O criptorquidismo pode ser classificadocomo abdominal ou inguinal e apresenta-se na formauni ou bilateral.No que diz respeito ao criptorquidismo, avalie asafirmações abaixo.I. Os animais que apresentam criptorquidismotêm comportamento de garanhões normais,uma vez que a função gametogênica dagônada retida não é alterada.II. O tratamento recomendado do criptorquidismoé cirúrgico, com a realização de orquiectomiatotal, em razão da possibilidade de suaetiologia estar relacionada com algumacaracterística hereditária.III. Os cavalos criptorquídicos unilaterais, nãocastrados, apresentam forte libido, porém sãoinférteis.IV. Um dos problemas associados aocriptorquidismo é o risco de que o testículoretido se torne neoplásico.V. O descenso testicular nos animais ocorre emrazão de mecanismos de natureza complexa,em que se destaca a ação da testosterona naabertura do canal inguinal.É correto apenas o que se afirma emA I, II, e III.B I, II e IV.C I, III e V.D II, IV e V.E III, IV e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
3

A resposta correta é a letra D)

A criptorquidia se resume na ausência de um ou então dos dois testículos no saco escrotal, por incrível que pareça, essa é uma alteração genital muito comum.

Os animais que apresentam o criptorquidismo, geralmente, possuem comportamentos de ganhões normais, pois a gônada tende a ficar retida e assim segue a produção hormonal.  

Eles podem ser classificados como criptorquidismo abdominal ou então inguinal, sendo uni ou bilateral. Vale lembrar que o diagnóstico tende a ser feito com palpação via reto.

Bons estudos!

Respondido por amandajp311p7tjjj
6

Resposta:

Resposta II, IV, V

corrigido DNM

Perguntas interessantes