Sociologia, perguntado por kailanehilgenberg201, 9 meses atrás

O crime passa a ser, então, a melhor forma de recuperação de certa igualdade humana (...) Só como transgressor da lei pode o apátrida ser protegido pela lei (...) pode tornar-se quase um cidadão completo graças a um pequeno roubo." (Hannah Arendt, Origens do Totalitarismo). A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre democracia e autoritarismo, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
A democracia se desenvolve no processo de construção das "regras do jogo", que garante a legitimidade do Poder expressa no Direito.
Hannah Arendt analisa a democracia sob o paradigma da forma desigual de existência. Esta autora considera que os seres humanos não são iguais. A igualdade surge da cidadania, do direito a ter direitos (iguais) e são princípios constitutivos da democracia. Assim, uma cidadania plena (uma democracia "integral") é ter condições concretas e cotidianas de exercício de seus direitos civis, políticos e sociais.
A Constituição de 1988 aprovou um conjunto muito amplo de direitos sociais (institucionalização formal), mas uma significativa parcela da população brasileira está marginalizada do processo econômico e excluída do processo político-social.
Em sua versão clássica inglesa, o liberalismo advoga a existência de um conjunto de direitos civis e políticos, o que veio a ser a tese das oligarquias nacionais. Estas promoveram uma série de fenômenos como o coronelismo, o clientelismo, ou seja, um Estado que prioriza a participação popular em detrimento da dominação elitista.

Soluções para a tarefa

Respondido por erikaribeiroboiko
455

Resposta:

1-d)Em sua versão clássica inglesa, o liberalismo advoga a existência de um conjunto de direitos civis e políticos, o que veio a ser a tese das oligarquias nacionais. Estas promoveram uma série de fenômenos como o coronelismo, o clientelismo, ou seja, um Estado que prioriza a participação popular em detrimento da dominação elitista.

2-d)Para os clássicos da sociologia, o Estado consiste em uma instituição sem importância para a organização de uma sociedade.

Explicação:


erikaribeiroboiko: me de como melhor resposta por favor!
wagnerlove80: com certeza , valeuu
luizvitor1725: Certinho, muito obrigado!
Respondido por winederrn
40

A alternativa incorreta é a letra (D).

Letra D: Em sua versão clássica inglesa, o liberalismo advoga a existência de um conjunto de direitos civis e políticos, o que veio a ser a tese das oligarquias nacionais. Estas promoveram uma série de fenômenos como o coronelismo, o clientelismo, ou seja, um Estado que prioriza a participação popular em detrimento da dominação elitista.

Isso ocorre porque, na prática, o Liberalismo tem o objetivo de promover a participação mínima do Estado dentro do campo econômico. Desse modo, o liberal raiz defende a liberdade de cada pessoa para comprar e vender o que quiser (livre iniciativa), de modo que não haja qualquer tipo de interferência do Estado nas operações do mercado.

Ainda vale destacar que, no campo político, os liberais defendem valores considerados sagrados para os mesmos, como a família tradicional (homem e mulher), tradições religiosas e amor à pátria.

Mantenha-se focado em seus estudos!

Perguntas interessantes