O criador do behaviorismo metodológico (também denominado como comportamentalismo), matéria de interesse desse estudo, é John B. Watson (1878-1958). Para ele o behaviorismo metodológico tem caráter empirista, no qual rejeita os processos mentais como objeto de pesquisa. A introspecção não poderia ser aceita como prática científica. ARAÚJO, R. G. et al. A concepção behaviorista de Pavlov e Watson: implicações na educação profissional. Revista Semiárido De Visu, v. 7, n. 2, p. 206-221, 2019. Ao refletir a respeito da abordagem behaviorista, analise as asserções a seguir: I. O objeto de investigação da abordagem é o comportamento manipulável e a investigação deveria pautar-se nos resultados que as manipulações provocam nos indivíduos. II. O Manifesto Behaviorista é uma obra de referência nesta abordagem e, muitas vezes, parte da teoria de Watson pode ser encontrada no behaviorismo radical. III. Watson propõe uma compreensão de psicologia que visa controlar o comportamento, bem como realizar previsões deste. Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 4
II e III apenas
Explicação: De acordo com a pág 46 do livro estudos.
A 1° está errada porque o objetivo de investigação é o comportamento observável e não manipulável, porém fiquei com dúvidas nessa, porque é muito parecida com o texto do livro, alguém dá uma olhada lá e comenta aqui, mas acredito que esteja certa.
Está correto o que se afirma sobre o behaviorismo metodológico apenas nas assertivas II e III, haja vista que o objeto de investigação não é um comportamento manipulável e sim espontâneo.
O que é Behaviorismo?
O behaviorismo é uma parte da psicologia que tem como objetivo avaliar e determinar alguns aspectos individuais de um indivíduo a partir da observação de seu comportamento. Dessa forma ele se identifica como uma ideia de estudo sobre o livre arbítrio e foi uma das primeiras experiências empíricas da psicologia.
Aprenda mais sobre psicologia aqui: brainly.com.br/tarefa/22803298
#SPJ2